Acupuntura

O que é acupuntura?

É um ramo da medicina tradicional chinesa que utiliza a aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo – pontos de acupuntura ou acupontos – que se distribuem sobre canais energéticos (meridianos).
Os efeitos e benefícios da terapia variam de acordo com o caso apresentado pelo paciente. De forma geral, a acupuntura tem efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, sedativos ou relaxantes, estimulantes ou excitatórios. A sua ação, portanto, ocorre inicialmente nos sistemas neuroendócrino e imunológico e não gera qualquer tipo de reação adversa.

Como é o nosso atendimento?

Nosso atendimento é realizado por fisioterapeuta – profissional habilitado à prática do método. Após avaliação sobre a história do paciente e sua queixa principal, realizamos exame físico pautado nos conceitos da medicina tradicional chinesa: observação de pulso (pulsoterapia) e aspectos da língua bem como a palpação do canal afetado.

Como direcionamos o tratamento?acupuntura-sistemica
Além de aplicarmos as agulhas (ou outro recurso para pacientes que têm receio ou medo), utilizamos técnicas complementares como moxabustão (aplicação de calor), ventosa (ventosaterapia) e auriculoterapia (acupuntura auricular feita através do uso de sementes, cristal radiônico e esferas de ouro ou prata).

Ao final do atendimento, os profissionais orientam os pacientes à gestão de melhores hábitos e dão dicas que auxiliam na manutenção do tratamento em sua rotina diária.

Quais são as principais indicações?

Segundo documento publicado pela OMS – “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials” -, a acupuntura se mostra eficaz para casos de TPM, ansiedade, dor, fibromialgia, rinite (e outras alergias), cólica menstrual, depressão, estresse, desânimo, paralisia facial (estágio inicial), disfunção neurogênica da bexiga, síndrome cervicobraquial, capsulite adesiva do ombro, epicondilite lateral do cotovelo, dor no nervo ciático, dor lombar, lombociatalgia, osteoartrite, enxaqueca, insônia, entre outras.

Existe alguma contra-indicação?

Não, porém é preciso cuidado com alguns perfis como gestantes e portadores de epilepsia, marca-passo, tumores, entre outros.

A acupuntura pode ser utilizada como prevenção?

Sim. O ideal é procurar o lado preventivo da acupuntura que consiste na possibilidade de ir contra o estado de desequilíbrio (possibilidade de doença ou desvio do estado de saúde) antes que ele se manifeste em sua plenitude.

Posso associar a acupuntura com outros tratamentos?

Sim, a associação possibilita não só a facilitação dos resultados terapêuticos como pode favorecer a diminuição de dose ou, até mesmo, interrupção do uso de fármacos (alopatia) para alguns casos.

O que recomendamos?

A busca pelo tratamento deve ser preferencialmente no início dos sintomas; quanto mais recente o desequilíbrio, maior a probabilidade de resolvê-lo.

Interessada(o) em mais informações sobre acupuntura? Confira aqui o link da matéria sobre ansiedade!

Venha nos conhecer ou caso queira agendar acupuntura na Saens Peña.