D.T.M e Dor Orofacial

Conheça os sintomas e o tratamento.

Muita gente reclama de dores de cabeça intensas e persistentes que não diminuem nem com o uso de medicamentos. É o seu caso?

Dores de cabeça estão ligadas a diversos fatores e a que vamos tratar aqui tem relação com a Disfunção Temporomandibular (D.T.M.). Mas antes de te dizer o que é a disfunção, conheça o que é a A.T.M. (articulação temporomandibular):

ATM

A A.T.M. é a articulação que liga a mandíbula ao crânio (veja foto ao lado). Essa articulação é uma das mais complexas do corpo, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e  para os lados. Se você posicionar o seu indicador à frente do ouvido e fizer o movimento de abrir e fechar a boca, você sentirá a sua se mover.

A Disfunção Temporomandibular é o impedimento da função normal articular do sistema que envolve músculos, ligamentos, discos e ossos que compõem a A.T.M.

Normalmente, a D.T.M. dá a sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é difícil de ser identificada e pode estar associada a estresse, depressão, ansiedade, modificações hormonais e posturais.

Veja mais sintomas da disfunção:

Dores de cabeça que podem ser confundidas com enxaqueca;

Dores de ouvido e/ou na região da ATM;

Zumbidos, estalos e sensação de “ouvido entupido”;

Cansaço e dores na musculatura da face, em situações comuns, como mastigar;

Sensação de “cliques” e desencaixe (ao abrir a boca ao bocejar, por exemplo);

Dores no fundo dos olhos;

Dores na região da nuca, pescoço e dos ombros;

Trincar dos dentes e bruxismo (ranger dos dentes);

Dentes desgastados (superiores e inferiores);

Sensação de que os dentes não se encaixam, ou tocam, como deveriam;

Sensação de que a mandíbula fica “presa” e, por vezes, trava durante o movimento;

 Como o profissional de fisioterapia poderá lhe ajudar?

O tratamento:

As causas da DTM. serão aprofundadas na avaliação física realizada pelo fisioterapeuta. Ele, junto a outros profissionais como dentista, psicólogos e psiquiatras poderão traçar o melhor tratamento para sua dor.

Agende uma avaliação!