Dor lombar e os rins: qual é a relação entre eles?

Existem alguns assuntos que não saem de moda, né?! Na área da fisioterapia a lombalgia (dor lombar) é, definitivamente, um desses.

Se você leu nossas matérias anteriores ou nos acompanha no Facebook, sabe que geralmente abordamos o assunto a fim de esclarecer a questão postural. Nessa matéria, porém, tentaremos mostrar outro foco: a relação da região lombar com os rins.

“Mas o que a dor na lombar tem a ver com os rins?!”

Fáscia: responsável por preencher os espaços e interligar regiões no nosso corpo.

Fáscia: responsável por preencher os espaços e interligar regiões no nosso corpo.

Lembra daquele fino tecido que é destacado quando você limpa a carne? Pois bem, nós temos algo parecido no nosso corpo e se chama “fáscia”. A fáscia faz parte do tecido conjuntivo, responsável por preencher os espaços e interligar regiões no nosso corpo. É exatamente ela, com sua enorme continuidade, que faz um problema de um lugar se manifestar (ou não) em outra região. Curioso, não?!

Antes que você desista de continuar a leitura, vamos ao ponto que te trouxe até aqui: os rins e a região lombar. Assim como o diafragma (principal músculo da respiração) se movimenta, as vísceras também têm sua mobilidade. Portanto, quando algo desequilibra o seu sistema e afeta os seus rins, eles têm sua movimentação prejudicada. A partir daí fica fácil concluir que essa alteração nos rins pode gerar um sintoma em outra área do corpo e que existe uma alta probabilidade de sobrar para a região lombar.

Para saber se a sua dor tem a ver com a tal da fáscia e com a tal redução do movimento renal é simples: procure um osteopata e diga que leu um texto que parecia doido e depois fez total sentido!

Até a próxima!

Equipe Equilíbrio Studio.