Qual é a melhor hora para dormir?

Entenda o que fazer para dormir melhor diante de um cenário tão conturbado como este da pandemia

Separamos algumas dicas para que você passe a praticar e se condicionar para investir na qualidade do seu sistema imunológico através de um período de sono de mais qualidade:

1) Respeite o seu cronotipo – observe se você está mais desperta pela manhã (matutina), noite (vespertina), flutuante (adaptável) ou se é de fácil adaptação e passa bem com pequenas flutuações entre os dois primeiros.

2) Estabeleça horários regulares – criar uma rotina pode ajudar ao seu sistema a lidar com ritmos e ciclos sem que precise liberar tantos radicais livres. Tente perceber quantas horas são necessárias para acordar renovada.

3) Evite pensar em conteúdos que não poderão ser resolvidos de imediato ou independam da sua ação. Faça a agenda do dia seguinte no dia anterior – escrever é uma das formas de poupar energia cognitiva por materializar ideia ou preocupação. Procure substituir por hábitos que gerem relaxamento como ler, meditar, orar, escutar música etc.

4) Faça pausas ao longo do dia para respirar ou tirar uma soneca.

5) Evite café, álcool e outras bebidas que possam interferir no relaxamento do seu sistema.

6) Procure fazer com que a última refeição seja leve e em pequena quantidade.

7) Evite o celular ao lado da cama ou no cômodo – o sono essencial é interrompido pelo bloqueio de liberação da melatonina pelo sol, experimente despertar de forma natural.

8) Evite atividades de prática física – apenas se perceber que esta atrapalha o relaxamento do seu sistema.

9) Evite luz artificial branca horas antes de dormir – use velas, lampiões ou espalhe luminárias e cordão de luz pelas laterais do ambiente.

10) Experimente automassagem nos pés, mãos e couro cabeludo.

Bateu sono, durma – essa é a sua melhor hora!