Inflamação, dor e alimentação: quais são os alimentos que podem prejudicar a sua recuperação?

A inflamação é um processo natural do nosso organismo e atua como um mecanismo de defesa. No entanto, há vários fatores que podem colaborar para que ela aumente o seu tempo de instalação, retardando o processo de recuperação e reequilíbrio orgânico.

Um deles? A alimentação!

Muitos estudos têm demonstrado que determinados tipos de alimentos podem favorecer o processo inflamatório, de forma a afetar nossa performance física e mental, além de reduzir a eficiência do sistema imunológico.

Quando a turma da defesa do sistema imunológico enfraquece tendemos a ficar mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, obesidade, Alzheimer, câncer, dentre tantas outras.

Nesse momento, você deve estar se perguntando:

“Mas que tipo de alimento pode inflamar o organismo?”

Então, vamos lá..!

  1. Farinhas refinadas: Os carboidratos, de uma maneira geral, quando consumidos se transformam em açúcar. Quando esse carboidrato é refinado ele se transforma em açúcar de uma forma muito rápida, ocasionando um pico de glicose em nosso organismo gerando um processo inflamatório.
            Exemplo de carboidrato refinado: pão francês, pão doce; macarrão, biscoitos, bolos. Todas as massas fabricadas com farinha de trigo branca.

  1. Embutidos: Os embutidos possuem em sua composição substâncias potencialmente carcinogênica e causam um processo inflamatório em nosso organismo.

                Exemplo de embutidos: mortadela, presunto, salsicha, linguiça, peito de peru.

                Sim, o peito de peru, muito consumido pelas pessoas que querem ter um estilo de vida saudável, é um embutido como qualquer outro.

  1. Gordura trans: A gordura trans não existe na natureza, ou seja, ela é artificialmente fabricada por um processo de hidrogenação. Por isso, ela não é reconhecida pelo nosso organismo como um alimento e não é metabolizada de forma eficiente, o que gera inflamação.

                 Exemplo de gordura trans: biscoitos, batata frita congelada, produtos de confeitaria, alguns sorvetes etc.

                 Dica!! Para saber se um produto contém trans é preciso ler a lista de ingredientes e procurar a palavra gordura vegetal hidrogenada.

  1. Óleo de fritura: Durante o processo de fritura, se o óleo mudar de cor, cheiro ou fizer “fumaça”, dizemos que ele atingiu seu ponto de fumaça. Nesse momento, o óleo produz acroleína – substância inflamatória, cancerígena e irritante da mucosa gástrica.

           Exemplo: devemos sempre evitar fritura, mas quando não for possível é importante que o óleo nunca seja reutilizado, pois quanto mais velho o óleo mais acroleína estaremos ingerindo.

  1. Corantes artificiais: Muitos produtos que consumimos vem com a seguinte informação: colorido artificialmente. Os corantes artificiais são produzidos a partir do petróleo e podem alterar o metabolismo hormonal de nosso organismo, devido ao processo inflamatório ocasionado por ele.

           Exemplos de alimentos com corantes artificiais: gelatina, balas, pudim/ flan de caixinha; sucos em pó, a maioria dos sucos de caixinha; produtos de confeitaria “tingidos” com anilina.

Como fazemos para evitar ou reduzir o processo inflamatório através do consumo de alimentos?images

É preciso diminuir a ingestão desses alimentos ultra processados e aumentar o consumo dos alimentos “in natura”; dar atenção especial aos alimentos com propriedade anti-inflamatória – peixes, azeite de oliva, oleaginosas, sementes, frutas e hortaliças.

Agora você já tem mais recursos para se ajudar em um evento de inflamação. Nada melhor que um cuidado integral para que seu tempo de recuperação diminua.

Até a próxima!

Equipe Equilíbrio Studio.

Saiba mais sobre o nosso atendimento de nutrição ou agende uma consulta.