Rotina alimentar: é importante ter uma?

Você sabia que criar uma boa rotina alimentar é importante para manter uma alimentação saudável?

Você faz parte das milhares de pessoas que deixam para decidir o que comer quando a fome aperta?

Se você respondeu “não” e “sim”, ALERTA VERMELHO – isso pode ser ou se tornar um problema!

Deixar essa escolha para um momento de estresse (correria do dia a dia, excesso de afazeres e fome excessiva, por exemplo) faz com que as opções não estejam ao nosso favor. As razões são diversas e podem ser explicadas da forma mais complexa – analisando a evolução do homem – à mais simples – raramente teremos alimentos de boa qualidade a nossa volta.

Parece meio pessimista, né?

Essas escolhas ruins estão tão enraizadas na nossa rotina que, por muitas vezes, não nos damos conta. Parte desse processo não é consciente, tendo em vista que momentos de estresse fazem com que acessemos alimentos de alto teor calórico e, geralmente, de baixíssimo teor nutritivo – o cérebro inicia os seus mecanismos de sobrevivência e, nesse momento, qualidade é o que menos importa, certo?!

educação alimentar ganha importância exatamente por interromper esse mecanismo de desespero do nosso organismo. A partir de agora, você já sabe que aquela coxinha super gordurosa ou aquele joelho podem ser evitados – consciência e educação para interromper o ciclo vicioso!

Ainda parece confuso?

Vamos te dar um exemplo! Quer ver só?

Uma pessoa que acorda muito cedo para ir ao trabalho, provavelmente sentirá fome no meio da manhã. Caso não haja um planejamento, quais serão as possíveis opções de lanche que ela terá acesso? Doces, balas, biscoitos, salgados? Qual será a velocidade de mastigação? Quais serão os nutrientes absorvidos?

E agora, se identificou?

Calma, não precisa entrar em estado de ansiedade por isso.

A nutricionista da nossa equipe – Paula Leite – deixou algumas dicas para você melhorar a sua rotina alimentar:

1) Não saia de casa sem realizar o desjejum. Essa é a refeição mais importante do nosso dia e também a mais ignorada pelas pessoas.
– Sabe aquela história de tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigo? Deveríamos tentar realizar mais ou menos isso no nosso dia a dia.

2) Caso seu trabalho tenha infraestrutura (geladeira e micro-ondas, por exemplo) leve marmita! Se não tiver, a solução é adquirir uma bolsa térmica de boa qualidade e levar sua comidinha da mesma maneira – confira informações sobre o tempo de armazenamento em temperatura ideal.

 -E se você não tiver tempo? Pode deixar pronta de um dia para o outro na geladeira, não tem problema! Quando preparamos nossa refeição temos um controle maior do que iremos comer. E se você não quiser levar marmita? Nesse caso, quando for ao self-service, não se disperse olhando aquela variedade de opções – foque nos tipos de alimentos que planejou comer e pronto!

3) E se você não quiser levar marmita? Nesse caso, quando for ao self-service, não se disperse olhando aquela variedade de opções – foque nos tipos de alimentos que planejou comer e pronto!
– Já reparou que a distribuição do self-service sempre começa com as saladas, isso não é à toa! Pense a respeito!

lanche 2

4) Leve lanches saudáveis de casa para comer ao longo do dia! Se esforce para, ao menos um para comer no meio da manhã e um para comer no meio da tarde.
– As porções e a distribuição irão variar de acordo com o tempo que você permanece fora de casa. Conte com um nutricionista para lhe ajudar nessa organização – somos os melhores profissionais para mostrar que não é impossível ter boas escolhas nos melhores tempos independente da sua rotina.

5) Na hora de montar sua marmita e seus lanches lembre-se de priorizar os alimentos naturais – frutas, legumes, verduras, hortaliças, cereais – aos industrializados!

Quer ter uma alimentação saudável? Comece descascando mais e desembalando menos!

Até a próxima!

Equipe Equilíbrio Studio.